DICAS
STORM BATERIAS
Baterias para Carro em Praia Grande | São Vicente | Área Continental | Storm Baterias
Baterias para Carro em Praia Grande | São Vicente | Área Continental | Storm Baterias
Como fazer a bateria do carro durar mais
Apesar da bateria de carro ter uma vida útil que varia de 3 a 4 anos, algumas atitudes contribuem para que a peça dure mais. Caso contrário, o tempo de troca pode cair pela metade. Em outras palavras, é bem provável que você tenha que realizá-la a cada 18 meses.
Por isso, ganha quem faz de tudo para mantê-la em pleno funcionamento até a próxima troca, sem as corriqueiras dores de cabeça que tantos motoristas enfrentam no trânsito brasileiro.
Para rodar tranquilo sempre, com a certeza de que está tomando as melhores atitudes preventivas, algumas dicas devem ser seguidas, como veremos a seguir.
1. Faça manutenções preventivas
Assim como os demais componentes do seu carro, a bateria também exige manutenções corriqueiras. Entendendo que ela se deteriora mais no verão e ainda apresenta problemas frequentes no inverno, sempre é válido fazer consultas em locais especializados.
Outra dica essencial é correr para uma oficina quando a sua bateria der um leve sinal de falha, como ruídos ou complicações na hora de ligar o veículo. Assim, você evitará sérios problemas, podendo fazer ajustes ou até mesmo a troca antes de ficar na rua esperando uma ajuda da seguradora, de algum amigo, familiar ou desconhecido com boa intenção.
Fora isso, as manutenções auxiliam a reduzir os custos, tendo em vista que você poderá prolongar a vida útil sem afetar as demais peças do seu possante.
2. Evite deixar o carro parado por muitos dias
Quase todos os motoristas já sabem que, quanto mais tempo um carro fica parado na garagem, maiores são as chances de que ele apresente sérios problemas.
Um deles é justamente a descarga na bateria. Isso acontece porque, mesmo estacionados, os veículos continuam consumindo a energia da bateria, ou seja, a vida útil diminui imensamente.
Para evitar esse desgaste desnecessário, caso você precise deixar o carro parado por muitos dias, como no exemplo de uma viagem de avião, a dica é desconectar o cabo do terminal positivo. Além de garantir uma maior durabilidade, haverá uma prevenção contra possíveis curto-circuitos.
3. Mantenha os equipamentos elétricos desligados na hora da partida
Como a bateria é a fonte de energia de todos os equipamentos elétricos do carro, procure sempre utilizá-la inicialmente para o seu principal objetivo: a partida.
Caso contrário, o desgaste poderá ser bem maior. Caso você tenha filhos, peça para que eles aguardem a saída do veículo antes de ligarem as lâmpadas internas ou o som, por exemplo. Além disso, tenha atenção redobrada com o ar-condicionado.
4. Ligue o carro pisando na embreagem
Outra orientação que traz bons resultados para fazer a bateria do carro durar é ligar o automóvel pressionando o pedal da embreagem.
A medida alivia o peso sobre o sistema, diminuindo o índice de energia necessária para o procedimento. Por isso, quem deixa o carro engatado acaba reduzindo o pico de gasto. Apesar da economia ser bem pequena, é uma atitude que, aliada às demais, apresenta pontos positivos a médio e longo prazo.
Como o motor de partida gera um pico de corrente para ligar o veículo e ainda movimentar a transmissão (câmbio), o ato de pisar na embreagem faz com que esse processo fique menos intenso, ou seja, o desgaste é menor, comprovadamente falando.
5. Evite o uso de equipamentos elétricos com o carro desligado
Trata-se do principal problema enfrentado pelos motoristas que não se preocupam com o desgaste da bateria.
Ao manter o som tocando com o carro desligado, a bateria terá que fornecer uma grande carga sem a devida recuperação, causando um colapso no sistema. Inclusive, é preciso sempre retirar a frente do som quando você parar o carro, pois, mesmo sem música, o aparelho consome energia.
Outra orientação é aconselhar as crianças a não brincarem com as lanternas internas. Isso porque o esquecimento em um período de 12 horas, por exemplo, pode descarregar a bateria. Lembre-se, também, de sempre de verificar se elas estão apagadas na hora de estacionar o seu automóvel.